Timeline

Skatista Espacial

Skatista Espacial

Um astronauta cansado da mesmice do espaço resolveu sair de sua plataforma localizada nos anéis de Saturno.
Antes de iniciar sua viagem aos anéis de Saturno, a base terrestre deixou que cada um dos astronautas levassem um item cujo qual eles poderiam escolher, um item que lhe fizessem lembrar da terra. Esse astronauta em especial se chamava Jimmy, o astronauta mais jovem a realizar uma viagem como essa, fazendo jus a sua juventude Jimmy resolveu levar seu Skate para o espaço…

Salsa

Salsa

A Salsa teve sua origem em Cuba, durante os anos 40, nos cabarés da região. Seu ritmo é uma mistura de vários outros estilos musicais e, por isso leva o nome do termo que faz referência aos temperos da cozinha que dão mais sabor à comida.

A Salsa se consolidou durante a Revolução Cubana, quando o grupo La Sonora Matancera saiu de Cuba para se instalar no México. O ritmo tem sua base no “som cubano” e também elementos do Merengue (República Dominicana), do Calipso (Caribe), da Cumbia (Colômbia), da Bomba (Porto Rico), do Reggae (Jamaica), do Rock e Jazz (EUA) e até mesmo do nosso samba.

A Salsa continuou se espalhando pelo mundo por ser um ritmo quente e muito sensual, ela é a dançada para os lados e numa área fixa da pista. Seus bailarinos ficam ligeiramente afastados e concentram o peso do corpo na ponta dos pés. O passo da Salsa é mais cerrado, mas é extremamente relaxado, o que permite a fluidez e sensualidade de sua dança.

Com o tempo, ela se transforma em mais um produto comercial nas terras americanas. Na década de 80 ela é praticamente absorvida pelo merengue proveniente da República Dominicana e pela discoteca. Aparecem então músicos como Frankie Ruiz, Eddie Santiago e Luis Henrique, que transformam este cenário ao elaborarem uma espécie de ‘salsa erótica’, considerada por muitos fãs uma traição ao estilo original, mas esta modalidade mais sensual revigora, de certa forma, o ritmo salseiro. Nesta época ela atinge inclusive o Japão, onde se forma a Orquestra de La Luz, integrada apenas por japoneses.

Atualmente a Colômbia se destaca na produção da salsa, com músicos como Joe Arroyo, o grupo Niche e o conjunto Guayacán. Hoje, os mais recentes frutos salseiros são o mereng-house, a salsa merengue e a salsa gorda.

Reggae

Reggae

O Reggae é um gênero musical de origem jamaicana. Com seu auge na década de 70, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, skae calipso. Apresenta um ritmo suave, porém com uma batida bem marcante e característica do estilo. Com guitarra, o contrabaixo e a bateria como os instrumentos mais usados.

As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente na Jamaica, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de locais com muita pobreza.

O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.

Na década de 1950, começam surgir grandes nomes do reggae como:Delroy Wilson, Bob Andy, BurningEspear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians e Skatalites. Nesta época, grande parte das rádios da Jamaica, de propriedade de brancos, se recusavam a tocar reggae.

A partir da década de 70 o reggae tem grande reconhecimento e cantores que ganham mais espaçono mundo da música. Jimmy Cliff e Bob Marley tornam o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo. Em 1971, a música I CanSeeClearNow de Johnny Nash, assume o topo na parada musical de várias rádios em locais com a Inglaterra e os Estados Unidos.

Mariachi

Mariachi

 

Durante seus primeiros anos, os grupos improvisados cantavam música de mariachi um estilo musical muito associado a áreas de baixa renda na zona rural. No entanto, no início do século XX, a música de mariachi começou a ser mais aceita pelas pessoas de classe média e alta. A rádio, o cinema e a fotografia levaram a culturamariachi de maneira a atingir a massa. O que anteriormente tinha sido um estilo de música rural regional, chegou a ser de importância nacional na década de 30.

O grupo tradicional de mariachis é menor que outros grupos modernos, consistindo geralmente de quatro músicos que tocam instrumentos de corda. A vihuela, um pequeno violão de cinco cordas, bem como o guitarrón, um baixo robusto com forma de violão, são instrumentos distintivos e essenciais num grupo desse estilo. Também, um grupo tradicional conta com a presença de ao menos um violino. Um grupo moderno de mariachispode chegar a conter até 20 músicos e trompetes que acompanham os instrumentos de corda. A adição dos trompetes teve início na década de 20, para criar um som mais potente que pudesse ser transmitido nas ondas de rádio. Os integrantes de um grupo desse estilo, muitas vezes devem ter a habilidade de cantar enquanto tocam os instrumentos.

As canções de mariachi abrangem uma variedade de temas comuns à condição humana, bem como amor, traição, política, morte, revolução e patriotismo.

As canções de mariachi abrangem uma variedade de temas comuns à condição humana, bem como amor, traição, política, morte, revolução e patriotismo.

Sons Latinos: Tango

Tango

De acordo com recentes pesquisas, no final do século XIX, a capital Buenos Aires mantinha com mais de 200 prostíbulos. A procura pelas prostitutas era tão grande que haviam filas de espera. Foi quando, a grande circulação de pessoas nas casas de prostituição argentinas deu espaço para apresentações de números musicais durante a espera. Nesse instante, apareceram diversos grupos com experiências musicais diferentes para apresentarem. A polca européia, a Havaneira cubana e a milonga espanhola firmaram o nascimento do tango argentino.

Posteriormente os tangos ganharam suas primeiras letras. Fazendo jus ao local de origem, as primeiras letras descreviam situações sensuais sobre as meretrizes e seus locais de trabalho. Por isso, durante algum tempo, o tango era sinônimo de imoralidade. Muitos tinham aversão ao tango. No entanto, os imigrantes europeus com seu retorno popularizaram o estilo, principalmente na cidade de Paris.

Atacado ainda por religiosos, o tango chegou a ser dançado para o papa Pio X, para que ele julgasse a dança. Aprovado e influenciado pela escola europeia, o tango começou a ganhar um ritmo mais lento e passos mais cadenciados. No início do século XX, as letras começam a incorporar temáticas para fora da área de prostituição.
Em direção aos salões de festas, o tango alcançou sua máxima popularização com o sucesso do cantor Carlos Gardel. De características muito triste na maioria de suas letras e movimentos, ainda hoje o tango é uma das expressões artísticas mais conhecidas em território argentino e seus espetáculos atraem muitos turistas.