Salsa

A Salsa teve sua origem em Cuba, durante os anos 40, nos cabarés da região. Seu ritmo é uma mistura de vários outros estilos musicais e, por isso leva o nome do termo que faz referência aos temperos da cozinha que dão mais sabor à comida.

A Salsa se consolidou durante a Revolução Cubana, quando o grupo La Sonora Matancera saiu de Cuba para se instalar no México. O ritmo tem sua base no “som cubano” e também elementos do Merengue (República Dominicana), do Calipso (Caribe), da Cumbia (Colômbia), da Bomba (Porto Rico), do Reggae (Jamaica), do Rock e Jazz (EUA) e até mesmo do nosso samba.

A Salsa continuou se espalhando pelo mundo por ser um ritmo quente e muito sensual, ela é a dançada para os lados e numa área fixa da pista. Seus bailarinos ficam ligeiramente afastados e concentram o peso do corpo na ponta dos pés. O passo da Salsa é mais cerrado, mas é extremamente relaxado, o que permite a fluidez e sensualidade de sua dança.

Com o tempo, ela se transforma em mais um produto comercial nas terras americanas. Na década de 80 ela é praticamente absorvida pelo merengue proveniente da República Dominicana e pela discoteca. Aparecem então músicos como Frankie Ruiz, Eddie Santiago e Luis Henrique, que transformam este cenário ao elaborarem uma espécie de ‘salsa erótica’, considerada por muitos fãs uma traição ao estilo original, mas esta modalidade mais sensual revigora, de certa forma, o ritmo salseiro. Nesta época ela atinge inclusive o Japão, onde se forma a Orquestra de La Luz, integrada apenas por japoneses.

Atualmente a Colômbia se destaca na produção da salsa, com músicos como Joe Arroyo, o grupo Niche e o conjunto Guayacán. Hoje, os mais recentes frutos salseiros são o mereng-house, a salsa merengue e a salsa gorda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s