Reggae

O Reggae é um gênero musical de origem jamaicana. Com seu auge na década de 70, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, skae calipso. Apresenta um ritmo suave, porém com uma batida bem marcante e característica do estilo. Com guitarra, o contrabaixo e a bateria como os instrumentos mais usados.

As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente na Jamaica, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de locais com muita pobreza.

O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.

Na década de 1950, começam surgir grandes nomes do reggae como:Delroy Wilson, Bob Andy, BurningEspear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians e Skatalites. Nesta época, grande parte das rádios da Jamaica, de propriedade de brancos, se recusavam a tocar reggae.

A partir da década de 70 o reggae tem grande reconhecimento e cantores que ganham mais espaçono mundo da música. Jimmy Cliff e Bob Marley tornam o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo. Em 1971, a música I CanSeeClearNow de Johnny Nash, assume o topo na parada musical de várias rádios em locais com a Inglaterra e os Estados Unidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s